7 de maio de 2017

Cronograma capilar: O que é? Como fazer?

Oi amores, tudo bem? Hoje venho com um post que queria fazer a muito tempo aqui, que é sobre cronograma capilar. Cada cabelo é um e precisa de um cuidado especifico, basta você saber reconhecer qual etapa ele precisa mais.

Pra quem é novo neste ramo, o cronograma se resume da seguinte forma: Você deve hidratar, nutrir e reconstruir seu cabelo na semana. Ou seja, fazer estes processos 3x por semana, religiosamente.

Como identificar seu cabelo


Hidratação: Você repõe a água perdida do cabelo. Pode ser feito sempre que possível e necessário.

Nutrição: Você repõe o óleo perdido do cabelo. Deve se usar óleo com origem vegetal. Pode ser feito uma vez por semana.

Reconstrução: Você repõe a queratina perdida do cabelo. Deve ser feito poucas vezes no mês, se não pode recarregar seu fio de queratina e fazer o efeito inverso, quebrar o fio.

O que você precisa saber na hora de comprar as máscaras


Hidratação é recomendado para quem está com o fio levemente ressecado e com frizz. Procurem máscaras com os seguintes componentes: Frutas, glicerina, extratos botânicos, pantenol, vitaminas, aloe vera, mel e proteínas hidrolisadas.

A nutrição é recomendado para quem está com o fio ressecados, quebradiços e porosos. Procurem máscaras com os seguintes componentes com óleo no geral: óleo de coco, de ricino, semente de uva, jojoba, ojon.. Você também pode optar por manteigas capilares contendo: Manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteira de bacate, manteiga de murumuru e ceras vegetais.

A reconstrução é recomendado para quem está com o fio danificado, com queda, pontas duplas, frizz e porosidade. Procurem máscaras com os seguintes componentes: Queratina, cisteina, serina, prolina, argilina e colágeno.

Com base nas informações acima, você pode montar sua tabelinha, ou utilizar essa abaixo que encontrei no google.

Ou aprenda a identificar seu cabelo na tabelinha abaixo



Não tenho dinheiro para comprar cremes caros

Você tem que ter em mente, que você não precisa ter cremes caros para fazer o cronograma. Pra isso temos uma infinidade de produtos no mercado para todos os bolsos. Se você só pode comprar um creme que não é tão potente, recomendo você batizar a máscara.

Na hidratação, você pode batizar sua máscara com ampolas hidratantes. Tem ampolas no mercado de 0,50, então não tem desculpa.

Na nutrição você pode batizar sua máscara com óleo de azeite (sim, o de cozinha mesmo) ou óleo de coco. Ou se você quiser uma coisa mais potente, pode fazer uma Umectação capilar com o óleo puro, que é aplicar o óleo purinho no cabelo sujo e esperar agir o tanto de tempo que você tiver. (Quanto mais, melhor).

E por último, na reconstrução, você pode batizar sua máscara com queratina líquida. Hoje em dia temos muitas queratinas no mercado ou até mesmo cargas de queratina. 

Em breve vou fazer um vídeo explicando certinho e mostrando quais são os produtos que uso na minha rotina capilar. Tanto os mais caros, quanto os mais acessíveis. Aguardem.

Se tiverem mais informações referentes a publicação, deixe nos comentários. Beijos ♥
Be First to Post Comment !
Postar um comentário